Google; como usá-lo a seu favor

Tráfego pago é um bom investimento, você troca dinheiro por pessoas acessando seu blog ou website e tem retorno a média e longo prazo com isso.

Mas bom mesmo é não ter que gastar nenhum centavo com divulgação e mesmo assim ter milhares de acessos ao seu conteúdo diariamente. O nome disso é tráfego orgânico, significa tráfego vindo de forma natural, sem que você tenha que “forçar” um acesso.

Para isso nós iremos usar o Google, o mais completo e acessado mecanismos de buscas do mundo todo.
Mas, antes de saber como usá-lo, você precisa saber de uma coisa importante sobre ele.

QUAL É A MISSÃO DO GOOGLE?

GOOGLE MISSAO


Sim, amigos e amigas. A missão do Google é “simplesmente” organizar toda a informação mundial e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.

Isso nos leva a uma palavra-chave para o ranqueamento junto a essa empresa: RELEVÂNCIA!

O seu conteúdo só receberá destaque do Google, se for considerado por ele um conteúdo relevante a quem está fazendo a pesquisa. O que é mais do que justo!

Para a sua sorte, existe um site chamado Virei Meu Chefe, onde o autor dá muitas dicas de ferramentas que farão com que você escreva sempre um conteúdo de altíssima relevância, de forma que o Google veja seu blog com ótimos olhos.

Que sorte em?! Ufa!!

E por falar em ferramentas…

Lembra que instalamos um plugin chamado Yoast SEO no módulo 1? Como eu disse na ocasião, ele é justamente para isso. E você já aprendeu a usá-lo.

Mas, ele sozinho talvez ainda não seja o suficiente para você alcançar o topo das pesquisas.

Existem alguns outros fatores PRIMORDIAIS para conseguir o topo das pesquisas em algumas palavras chaves importantes para o seu público alvo. E é sobre eles que você vai aprender agora.

SEO – Tudo o que você precisa para ter Tráfego Orgânico no seu blog.

 

google

 

Na verdade não existe uma fórmula secreta mágica para colocar o seu site no topo das pesquisas do Google, tudo depende do famoso Algoritmo Secreto do Google. Sim, é óbvio que o Google tem um algoritmo para estabelecer quais resultados serão apresentados em primeiro lugar.

Experimente digitar “Marketing Digital” no Google agora, aparecerão mais de 186 milhões de resultados; você não espera que todos sejam lidos, um a um, para definir quais são mais relevantes, não é?! …

…ou espera? o.O

Enfim, o Google trabalha com um algoritmo e ele é secreto para que as informações não possam ser manipuladas. Afinal, estar no topo das pesquisas vale muito, mas muito dinheiro. Como você pode conferir nesse artigo.

Porém, conhecemos alguns fatores que fazem parte desse algoritmo e que, comprovadamente, dão resultado quando corretamente aplicados nos seus artigos.

Eis que eu lhes apresento;

Os 3 fatores mais importantes para ranquear seu site no Google

  • Backlinks On-site: São links que apontam de dentro do seu site para outros artigos do seu site. Ou seja, dentro do seu blog você deve inserir links que apontem para outros artigos desse mesmo blog, isso faz com que o Google entenda que o conteúdo dos seus artigos estão atrelados uns aos outros, e como apresentam relação uns com os outros, esses artigos tendem a ser mais relevantes para quem está pesquisando.
  • Backlinks off-site: São links de fora do seu blog (vindos de outros sites ou blogs) que fazem referência a um ou mais de um de seus artigos. Para o Google isso também quer dizer que seu conteúdo é relevante, já que outros sites do seu nicho tem interesse em citar seu conteúdo.
    Sites com terminação .edu (que pertencem a instituições de nível superior) contam muitos pontos para o ranqueamento. Se você tiver um artigo citado em algum site .edu, sua colocação nas buscas melhorará significativamente.
  • Conteúdo extenso, bem escrito e com alto índice de retorno: Sim, o Google analisa até mesmo o número de palavras em seu artigo para colocá-lo no topo. Dificilmente você verá um artigo com menos de duas mil palavras no topo de uma pesquisa por alguma palavra chave concorrida. É primordial também que o conteúdo seja coerente, com boa escrita e que os seus leitores retornem ao mesmo, afim de consultá-lo novamente. Tudo isso faz com que o Google se sinta mais confiante ao indicar seu artigo para o topo das buscas.

Tenho certeza que essas informações vão te ajudar a clarear um pouco suas ideias a respeito de como escrever um artigo para o seu blog. Mas, minha missão aqui é te ajudar ainda mais! E para isso, vou convocar mais uma vez o grande Henrique Carvalho do Viver de Blog.

Vou indicar a você uma série de artigos do Viver de Blog voltados para geração de tráfego orgânico.

Essa lista você pode conferir nesse link.

Espero que você aplique tudo que aprender para ter cada vez mais resultado com o Google e demais mecanismos de busca.

Até a próxima aula.


MÓDULO 1 – Criando o site

Aula 1: 7 motivos para você ter um site e uma presença online forte.

Aula 2: Tudo o que você vai precisar para ter um site profissional.

Aula 3: Criando o seu site em 5 minutos (sem programar absolutamente nada).

Aula 4: Tutorial da instalação de 5 minutos.

Aula 5: Configurando o seu painel WordPress (é muito mais simples do que parece).

Aula 6: Instalando os Plugins mais importantes

Aula 7: Templates Gratuitos (Onde encontrar, como instalar e como configurar)

Aula 8: Templates Pagos (Não são obrigatórios, mas existem 3 situações em que você pode precisar)

Aula 9: Criando artigos e páginas para o seu site

MÓDULO 2 -Divulgando seu site e a sua marca

Aula 1: Introdução e como fazer anúncios efetivos no Facebook.

Aula 2: Como usar o Youtube de forma profissional

Aula 3: E-mail marketing (Colocando o seu negócio no piloto automático)

Aula 4: Google – como colocar seu site no topo das pesquisas.

MÓDULO BÔNUS – Lucrando apenas com a internet

Aula 1: Introdução e Google Adsense (Lucrando com anúncios de empresas em seu site ou canal)

Aula 2: Marketing de Afiliados (Vendendo produtos de outras pessoas)

Aula 3: Vendendo sites (Aplique o que aprendeu aqui, venda site para empresas)


QUEM AMA COMPARTILHA; COMPARTILHE ESSE CURSO NAS REDES SOCIAIS COM AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA.

[social_share style=”circle” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”1″ link=”” /]