Faaaaaaala chefes tudo certo? Hoje, vamos falar sobre uma das perguntas que eu mais recebo por e-mail e nas redes sociais: Como perder o medo de vender?
Geralmente, as pessoas que tem medo de falar sobre assuntos específicos, sejam eles constrangedores ou descontraídos, como sexo e piadas, e também tem dificuldades de vender.
O Medo de vender
Você deve estar pensando que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas eu vou te mostrar que essa dificuldade em se comunicar com outras pessoas sobre determinados assuntos, acaba se tornando um obstáculo para que precisa interagir com o público para realizar a venda de produtos.
Estudos mostram que quem tem dificuldade em se comunicar com as pessoas, têm no fundo, medo de ser rejeitado. É meio que uma escala, o medo remete a rejeição, a rejeição a fraqueza e a fraqueza a morte.
Pode não fazer o mínimo de sentido, mas isso é um extinto de sobrevivência que o nosso cérebro desenvolve, que está ligado a uma parte do cerebral que se chama sistema límbico, que é a parte mais irracional do nosso cérebro, que fica responsável pela nossa sobrevivência.

Por isso que sempre ouvimos a expressão “extinto de sobrevivência”, nos remete a situações extremas de que estão sempre ligadas a irracionalidade.
Então quando você tem essa dificuldade em se comunicar, nada mais é do que um grande medo de ter a oferta rejeitada pela pessoa a qual você ofereceu.
Assim, eu trago hoje para vocês, dicas que vão ajudar você a vender, independentemente do produto que você estiver ofertando. Você está preparado?
Dicas para perder o medo de Vender
E a primeira dica que eu trago para você (eu tenho certeza que você já ouviu alguma vez) é “o não você já tem”. E como você já deve ter ouvido isso alguma vez e isso ainda não te ajudou, vamos pensar em tudo que falamos aqui hoje.

Que a razão da sua dificuldade em oferecer o seu produto é, no fundo, o medo da rejeição, que está ligado ao medo de morrer, e a maluca irracionalidade que toma conta de nós. Que no fundo não é um defeito, e sim um obstáculo que TODOS nós temos.
E como superar isso?
Pensando em sobreviver, isso mesmo. Pense na necessidade que te colocou na posição de vendedor, nas suas contas a pagar, em colocar comida na mesa, na prestação da sua casa, enfim, em todos os compromissos que você tem que honrar.
Desta forma eu tenho certeza, que sua razão e seus compromissos falarão muito mais forte!
A segunda dica que eu tenho para passar é, conheça bem o seu produto. Você deve ter certeza que o produto é bom, que vai resolver os problemas e atender as expectativas do seu cliente.

Conhecendo bem o seu produto e sabendo o real valor que ele tem para o cliente, com certeza você vai achar os argumentos corretos e os motivos pelo qual o seu cliente deve comprá-lo. É importante ter a honestidade consigo, ou seja, se o produto não é bom, a melhor opção é que você vá buscar uma alternativa- não fique apenas pela comissão, por exemplo.
E a terceira dica, que é a mais importante na minha opinião é, entregue valor ao seu cliente. Entregue dicas, soluções que o produto irá trazer para a vida do cliente, mostre o quão importante é ele obter esse produto, e o quanto isso vai beneficiar sua rotina, seu corpo, seu trabalho, enfim.

Assim, ele sentirá uma espécie de reciprocidade, uma sensação de obrigação de comprar o produto, perante os benefícios que ele traz, e pela sua prestatividade em trazer tais melhorias para a sua vida. Com essas informações e soluções que você apresenta, o cliente te vê como uma figura de autoridade, como uma pessoa que domina o mercado no ramo que atua.
E pensando em futuras vendas, você já se coloca como primeira opção de procura. 😉
E hoje é só, meus queridos empreendedores e empreendedoras. Espero que esse conteúdo ajude vocês a melhorarem suas vendas, e a se comunicar melhor com o seu cliente. E lembre-se: não tenha medo, deixe seu instintos de lado e pense na sua SOBREVIVÊNCIA!