Bloqueio criativo: como se livrar desse vilão Precisa produzir conteúdo, mas deu branco? A gente te ajuda com dicas para se livrar do bloqueio criativo

Bloqueio Criativo: você sabe o que é? Funciona mais ou menos assim:

Você precisa produzir um conteúdo, seja em texto, vídeo, imagem, áudio etc, e simplesmente não consegue. Trava tudo. Não sai nada. Você fica ali, olhando para a tela do computador sem conseguir nenhuma ideia, nenhuminha sequer, para fazer o que você precisa.

Já passou por isso?

Pois saiba que você não é o único e que esse travão tem nome e sobrenome. Se chama Bloqueio Criativo.

Bloqueio Criativo
Bloqueio Criativo

 

E, por que o Bloqueio Criativo é um problema?

Até outro dia, isso era privilégio de pintores, escritores, desenhistas etc. Enfim, de gente que exercia atividades relacionadas às artes. Acontece que, hoje, quem trabalha no mercado digital e precisa produzir conteúdo para alimentar suas redes sociais tem de ser meio artista, meio escritor, meio designer… e acaba sofrendo com esses bloqueios criativos também.

Então, pra deixar bem explicadinho, Bloqueio Criativo é aquele período (que pode durar muito mais tempo do que a gente gostaria) em que nossa criatividade parece que trava e as ideias não fluem direito.

E, como já falei ali em cima, ao contrário do que muita gente pensa, Bloqueio Criativo não é coisa de gente rica, não é coisa de artista famoso e nem é frescura ou preguiça de trabalhar. Não. Bloqueio criativo é coisa de gente normal que precisa usar a cabeça pra realizar qualquer atividade que exija… tcharan… criatividade.

Um bloqueio criativo não escolhe para quem vai dar as caras. Ele simplesmente aparece e pode acontecer com qualquer um.

E quando acontece, a gente tem de conseguir identificar e buscar meios de melhorar isso daí, porque, afinal de contas, a gente precisa produzir conteúdo, senão nosso trabalho, nosso negócio e nossa carteira vão sofrer as consequências.

Aqui a gente vai te apresentar nada menos que 18 dicas para você conseguir superar seu bloqueio criativo, desenvolver ainda mais sua criatividade e voltar a produzir lindamente, em escala comercial.

Mas, o que provoca um bloqueio criativo mesmo?

Existem várias possibilidades. Dá só uma olhada:

Perfeccionismo

Se você costuma ser aquela pessoa que gosta de tudo perfeitinho e tem dificuldades para aceitar seus próprios erros e vacilos, pode ter certeza de que o bloqueio criativo vai acabar te visitando e se tornando parceiro inseparável – se é que já não tá rolando isso.

Acontece que, quando nossa mente diz que tudo precisa sair perfeito, ela entende que, se não for prefeito é melhor nem ser. E aí ela trava mesmo, até porque perfeição não existe.

Para resolver ou pelo menos minimizar isso, você precisa fazer duas coisas: se conhecer e identificar esse perfil perfeccionista e ligar o foda-se para essa coisa de ser perfeitinho e de fazer tudo certo. Admita-se como um ser humano normal e comum, que acerta e que erra e aprende com isso. Terapia ajuda muito nesse processo.

 

Medo da rejeição

Ninguém gosta de ser rejeitado e, se alguém disser que gosta, pode mandar internar porque esse fulano não tá nada bem.

Mas, existe uma diferença grande entre não gostar de ser rejeitado e ter um medo paralisante de uma possível rejeição que, diga-se de passagem, nem aconteceu ainda.

Esse medo que gera paralisia não é nem um pouco saudável e, muito provavelmente, tem impactos em outras áreas da vida da pessoa também, e não só na produção criativa.

Mais uma vez, o antídoto pra isso é autoconhecimento + foda-se. E, mais uma vez, terapia pode ajudar.

 

Sombra do sucesso do passado

A pessoa vai lá e produz um conteúdo bombante. Um texto, uma peça gráfica, um desenho, uma pintura, uma música… qualquer coisa. O que quer que seja, fica muito top. Galera adora, aplaude e… pede bis.

E é nesse “pede bis” é que o bicho pega.

A pessoa até sabe que é capaz de fazer alguma coisa muito legal, afinal, ela já fez e recebeu aplausos e elogios e ficou feliz por isso. Mas, ela começa a morrer de medo de a sua próxima produção não ser tão boa assim. Aí vem aquele medo da rejeição, medo de não ser bom o bastante… E a mente faz o quê? Trava travando!

Taí o bloqueio criativo pra fazer companhia pra essa pessoa que tem medo de não conseguir repetir o sucesso de antes.

A receita pra minimizar isso aí é a mesma: autoconhecimento, foda-se e terapia.

 

Tédio e rotina

Tem uma música do Chico Buarque que diz mais ou menos assim: “todo dia ela faz tudo sempre igual”. E, gente, num tem veneno mais eficiente pra criatividade do que ter de fazer tudo sempre igual.

Quando a gente faz sempre a mesma coisa, do mesmo jeito, na mesma hora, a mente entra em modo de economia de energia e para de buscar saídas criativas para os problemas, afinal, é tudo sempre igual mesmo então as soluções e as ideias também podem ser as mesmas. Pra quê inventar?

E tem recurso? Tem e tá até bem fácil: faça as coisas de um jeito diferente. Mude de lugar, de horário… mude alguma coisa ou mude tudo. Sua mente vai ser desafiada, vai se sentir na obrigação de buscar novas alternativas e vai voltar a pensar criativamente.

 

Estresse e cansaço

Tem alguém estressado aí?

Aqui tem, ali tem, lá na frente tem, na rua de trás também tem e desconfio que até na lua tem. Não é à toa que o estresse é apontado como uma espécie de mal do século, junto com a ansiedade e a depressão. São todos irmãozinhos.

Uma mente estressada, forçada ao limite e sem o devido descanso, entra em colapso fácil. E, em colapso, a única e exclusiva intenção dela é buscar sobrevivência. Ter boas ideias, resolver problemas complexos, encontrar saídas e criar belezas definitivamente não são prioridades para ela. Ela vai é querer economizar o máximo de energia para dar conta das funções básicas de sobrevivência. Vai entrar em modo avião e pronto.

Solução: férias, sono regulado, alimentação saudável (pra dar mais energia pro cérebro funcionar melhor), atividade física (pra liberar toxinas que impedem o cérebro de funcionar bem). Em resumo: é respeitar seus próprios limites físicos, mentais e emocionais.

 

Pra resumir bem resumidinho: bloqueio criativo tem tudo a ver com saúde mental e emocional. Buscar equilíbrio, portanto, é essencial para resolver esse problema.

 

E agora, pra você conseguir lidar no curto prazo com seu bloqueio criativo, aí vão algumas técnicas bem simples:

Lembrando: essas técnicas são de curto prazo. Para um resultado mais efetivo, o lance é identificar o que está provocando o bloqueio e cuidar dessas causas de maneira mais profunda.

 

18 dicas para superar um bloqueio criativo

  • Admita que o bloqueio existe

Fingir demência aqui é uma péssima ideia. Além de não resolver nada, ainda vai te fazer perder tempo e se estressar. Então, pare de fingir que nada está acontecendo. Admita para você mesmo e para quem mais for necessário que você deu um travão e que vai ter de cuidar disso antes de continuar seu trabalho. Isso é normal e não é vergonha nenhuma.

 

  • Desligue as distrações digitais

    Desligue o celular
    Desligue o celular

Não vai adiantar nada (e vai é atrasar mais ainda) se você ficar perdendo seu precioso tempo futucando o celular, checando e-mails nada a ver ou realizando tarefinhas que te tiram do foco. Então, desliga isso e vai se concentrar no que precisa ser feito.

 

 

  • Escreva livremente o que vier à mente

Essa funciona mesmo. Quando eu travo na hora de escrever, eu costumo começar escrevendo que tô travado e não tô conseguindo escrever nada. Aí eu conto um pouco sobre isso, explico pro papel ou pra tela do computador que eu preciso escrever sobre tal assunto e, quando percebo já estou escrevendo sobre o assunto mesmo. Depois volto e apago a primeira parte do texto e voilá… minha escrita tá lá, linda e bela. Tá bom, nem sempre tão linda e nem tão bela, mas tá lá e o bloqueio criativo se foi. Ponto pra mim.

 

  • Faça uma pausa

A tensão de tentar produzir costuma ser tão grande que causa contração e dores musculares. Levantar um pouco, dar uma volta ou fazer um alongamento pode ajudar muito. Relaxando a musculatura, a mente vai relaxar um pouco também.

 

  • Café pra quem é de café, chá pra quem é de chá

A paradinha pro café  ou pro chá pode ser muito benéfica, principalmente se você vai ter de preparar sua bebida. Isso vai ocupar sua mente com uma atividade nada a ver com o que você estava fazendo (ou tentando fazer) há pouco e ela vai ser obrigada a buscar novas conexões para funcionar. Essas novas conexões poderão ajudar a superar seu bloqueio criativo. Além disso, o café é estimulante e o chá é calmante, ou seja, ambos atuam diretamente no cérebro.

 

  • Mudar de ambiente

Se você trabalha com um notebook isso é bem simples. Pega seu equipamento e vai pra outro lugar. Você pode apenas mudar de cômodo ou pode sair completamente do ambiente. Trabalhar em um café, lanchonete, restaurante ou na pracinha pode ser interessante, já que isso vai obrigar sua mente a se concentrar e e também vai alimentá-la com novos estímulos. Só não vale perder o foco.

 

  • Faça uma faxina ou tome um banho
Faça uma faxina ou tome um banho
Faça uma faxina ou tome um banho

Banho, dependendo da situação, vai te relaxar ou te ajudar a acordar. Depende do que você tá precisando. Se for para relaxar, banho quente. Se for para acordar, banho mais frio. De qualquer forma, essa quebra vai forçar sua mente a se reorganizar. A faxina funciona assim: organizando e limpando o ambiente externo, a mente acaba fazendo a mesma coisa internamente. E isso possibilita a superação do bloqueio criativo.

 

 

  • Ouça música relaxante para concentração e foco

Existem trilhas sonoras especiais para aumentar a concentração e o foco.Você pode encontrar tanto no Youtube quanto no Spotify e outros serviços de streaming. Essas músicas combinam sons de diferentes frequências para promover relaxamento e concentração da mente.

 

  • Medite

Uma pequena pausa para meditar um pouco pode ajudar muito a clarear a mente. Fazer isso todo dia ajuda ainda mais. Tem um aplicativo chamado Lojong que é bem legal com uma série de meditações guiadas curtinhas. Ele tem a versão gratuita e a premium. Comecei com a gratuita, mas gostei tanto que migrei pra premium.

 

  • Leia algo nada a ver com o tema que pretende escrever a respeito

Procure ler algum texto que não trate do tema que você está querendo produzir a respeito. Literatura, por exemplo, pode ser relaxante e estimulante ao mesmo tempo. Isso é um verdadeiro parque de diversões para a mente, que vai relaxar e acordar para voltar com força total à produção.

 

  • Faça uma caminhada

    Para pausar o bloqueio criativo, faça uma caminhada
    Para pausar o bloqueio criativo, faça uma caminhada

Esse é um dos meus preferidos. Não há bloqueio criativo que resista a uma caminhada. É muito comum que, enquanto eu caminho, eu consiga produzir mentalmente o que eu não estava conseguindo minutos antes. Aí, quando volto pro computador, a coisa já tá toda prontinha na minha cabeça e é só “botar pra fora”.

 

  • Jogue videogame

Esse também me ajuda muito. Diferente da caminhada, quando eu faço uma pausa pra jogar videogame, minha mente se concentra tanto no jogo que eu nem penso mais no trabalho que preciso realizar. Mas, da mesma forma que acontece com a caminhada, quando volto pro computador, parece que já tá tudo pronto na minha cabeça.

 

  • Tire um cochilo

É muito comum que o bloqueio criativo aconteça por causa do cansaço físico e mental. Um cochilo de, no máximo 20 minutos, seguido de um bom café pra acordar é mais que suficiente para retomar o trabalho a pleno vapor.

 

  • Confira a carteira, o extrato bancário ou a fatura do cartão
Antídoto para bloqueio criativo: confira a carteira
Antídoto para bloqueio criativo: confira a carteira

Essa é uma técnica arriscada. Muita gente usa e diz que funciona. O lance é: olha lá sua carteira vazia, olha lá seu extrato com o cheque especial estourado, confere sua fatura do cartão e veja o tamanho do estrago. Aí você vai ver que realmente precisa superar seu bloqueio criativo, trabalhar muuuuuito para dar conta de pagar tudo. Eu, particularmente, nunca usei essa técnica, mas acho que em tempos de aperto, ela ia atrapalhar mais que ajudar, já que iria provocar ainda mais estresse. Mas, você pode tentar. Vai que funciona para você.

 

 

  • Faça um esqueleto do texto

Essa também eu uso sempre, indiferente de ter bloqueio criativo ou não. Sempre gosto de organizar meu texto em tópicos antes de começar a escrever. Depois, eu só preencho com o texto e pronto. Funciona que é uma beleza.

 

  • Técnica Pomodoro

Essa também eu uso não só em dias de bloqueio, mas em dias comuns mesmo. É o seguinte: você pega um reloginho e marca 25 minutos (também conhecido como 1 pomodoro). Aí você trabalha de pau arriado nesse período. Aí marca 5 minutos e descansa nesse tempo, sem fazer absolutamente nada, nem mexer no celular. Mais 25 minutos garrado e mais 5 de descanso. Depois, mais 25 minutinhos e um descanso, merecido, de 30 minutos. E aí começa tudo de novo. No fim do dia a gente vê que com esses períodos de 25 minutos de trabalho focado intercalados com as pausas de descanso, a gente consegue produzir muito mais.

 

  • Transforme e recicle ideias

Ser criativo não é inventar a roda toda vez que precisa de algo que gire. Você pode usar ideias que já foram elaboradas antes e dar seu toque pessoal. Reinvente coisas que já foram inventadas. Reelabore ideias de outras pessoas ou suas mesmo.

 

  • Não entre em pânico

    Em caso de Bloqueio Criativo, não entre em pânico
    Em caso de Bloqueio Criativo, não entre em pânico

Bloqueio Criativo não é doença, não mata ninguém, não é coisa de gente incompetente ou preguiçosa. É uma coisa normal, de gente normal. Você não é uma máquina de produção criativa e não é obrigado a ser criativo o tempo todo. Então, relaxa. Usa uma ou várias dessas técnicas aí. Ligue o foda-se para algumas coisas da sua vida e vai ser feliz com a sua criatividade.

 

Conta pra gente se você já teve um bloqueio criativo. Como lida com isso?

 

Se você quer saber mais sobre Marketing Digital? Vou deixar aqui embaixo os links para nossos cursos, aulões, webinários e tudo mais:

Curso Completo Virei meu Chefe na Era Digital: conheça o conteúdo do curso

Curso Estratégias de ADs para Vendas Digitais: conheça o conteúdo do curso

Webinário Gratuito: Como vender sem produzir conteúdos e sem aparecer

Webinário Gratuito: Os 6 passos para criar um Negócio Online sólido e rentável

Workshop Gratuito: Virei meu Chefe

E se você quiser receber materiais exclusivos do Virei meu Chefe entre no nosso Canal Gratuito no Telegram