Como aumentar o engajamento nas suas redes sociais? O que é engajamento mesmo? Para que serve e como usar? Dicas para melhorar suas métricas e vender mais

Todo dia chega gente no Whatsapp, no Direct, nos comentários e até na rua querendo saber o que fazer pra aumentar o engajamento nas redes sociais. O pessoal tá reclamando que o número de seguidores tá diminuindo, que as postagens estão chegando pra pouca gente, que as curtidas sumiram, os comentários também.

Tô vendo que tem gente aí à beira de um surto psicótico por causa dessas mudanças todas. E, o mais grave, a galera tá perdendo vendas e vendo os resultados iram lá pro chão por não saber lidar com essa situação.

O que rola é que as principais redes sociais usadas por profissionais de Marketing Digital passaram por mudanças e o tal do ENGAJAMENTO, que já era importante desde sempre, ganhou um destaque ainda maior.

A intenção das principais plataformas de redes sociais agora é favorecer mais o engajamento que as tais “métricas da vaidade”, ou seja, as curtidas e seguidores comprados.

Mas, ainda tem gente (muita gente, diga-se de passagem) que não sabe muito bem o que é engajamento, pra que serve e, muito menos, como fazer para se beneficiar dessas novidades todas

Então, se você tá percebendo queda no engajamento e no alcance das suas postagens e tá querendo saber como superar essa fase bad que tá rolando, vem com a gente que vamos explicar direitinho o que é esse tal de ENGAJAMENTO, porque ele é assim tão importante, o que tá rolando nos algoritmos das redes e ainda vamos dar 12 dicas TOP pra você aumentar o engajamento do seu público com suas postagens.

Vambora?

O que é engajamento?

Engajamento é quando seu público interage com seu conteúdo de algum jeito. Pode ser curtindo seu post, comentando, enviando para um amigo, salvando para ler depois, respondendo comentários de outras pessoas, te enviando um comentário ou pergunta por Direct. Enfim, engajamento é a interação do público com seu conteúdo.

Quanto mais interação, quanto mais engajamento, mais a sua postagem é mostrada para mais gente, ou seja, maior é o seu alcance. Quando o post é meia boca e quase ninguém curte, comenta, compartilha ou salva, o Tio Mark entende que ele não legal e deixa ele escondidinho, pra ninguém ver. E, se ninguém vê, ninguém comenta, curte, compartilha ou salva… vira uma bola de neve ladeira abaixo.

Engajamento: É a interação entre você e o seu público!
Engajamento: É a interação entre você e o seu público!

Se o conteúdo é visto por muita gente, o perfil cresce e os novos conteúdos chegam para ainda mais gente. Mais gente vendo é mais potenciais clientes chegando no nosso perfil e mais chances de fazer vendas. É por isso que engajar é tão importante: para ter mais alcance e, consequentemente, ainda mais engajamento e… adivinha: MAIS VENDAS.

Essa dinâmica é bem diferente da que acontecia até pouco tempo atrás quando, para vender, as empresas simplesmente faziam anúncios chamativos oferecendo um produto ou serviço qualquer e as pessoas compravam. Nas redes sociais definitivamente isso não funciona bem assim. As pessoas não querem só comprar, elas querem falar a respeito, querem dar sua opinião, querem ser ouvidas também.

E as rede social são o espaço perfeito para isso, onde todo mundo pode falar, ouvir e ser ouvido (lido ou visto, tanto faz). Isso gera uma quantidade enorme de respostas que empresas e profissionais não costumavam ter antigamente (até bem pouco tempo, aliás).

Então, como o lance agora é todo mundo falar ao mesmo tempo, você, sua marca, sua empresa ou seu negócio online precisa saber OUVIR. Mais que isso, precisa saber estimular as pessoas a falarem, se manifestarem (a favor ou contra suas ideias) e a se inserirem em um diálogo com você através do seu conteúdo.

Moral da história: para aumentar o engajamento do seu público com sua página, seu perfil, seu canal, seus conteúdos… você precisa CONVERSAR com as pessoas. Simples assim!

A essência do engajamento é a comunicação, a troca de ideias, o relacionamento.

Para aumentar o engajamento, portanto, basta parar de ver as redes sociais como vitrines onde se despejam ofertas, propagandas e tentativas de vendas e passar essas plataformas como mesas de boteco, onde a gente senta pra bater um papo com os amigos.

Aumentar o engajamento X Comprar Likes e Seguidores?

Até outro dia, para ter um perfil bombado no Instagram ou uma fanpage dahora no Facebook, por exemplo, era só ter muitos seguidores e curtidas e pronto! Tava tudo resolvido. Pouca gente se preocupava em estabelecer vínculos de verdade com as pessoas que seguiam o perfil ou curtiam a página. Não faltaram espertinhos para vender curtidas e seguidores fakes. E também não faltaram espertinhos comprando essas curtidas e esses seguidores.

O resultado foi que isso despertou a ira do Tio Mark, que resolveu acabar com essa farra e privilegiar outras formas de interação para além, e muito além, de likes e follows. Daí, os algoritmos mudaram. E algumas pessoas que entraram nessa onda de comprarem seguidores e curtidas fakes acabaram ficando de castigo. Teve também um monte de gente surtando porque descobriu que agora precisaria conversar de um jeito diferente com o público.

O engajamento é a resposta para todos os seus negócios
O engajamento é a resposta para todos os seus negócios

Infelizmente, também tem outro tanto de gente que ainda nem se tocou de que precisa mudar as estratégias. Esses pobres coitados estão amargando prejuízos e quedas nas vendas e nem sabem direito porque.

Com as mudanças nos algoritmos (que também se refletiram em outras redes e até no Youtube), as chamadas “métricas da vaidade” perderam espaço. Essas métricas são aquelas que fazem o dono do perfil, da fanpage ou do canal parecer estrelinha de Hollywood, sabe? Zilhões de seguidores, cincalhões de likes em cada post, enfim… números exorbitantes que raramente refletiam, de verdade, a qualidade dos conteúdos postados. Era só pra inflar o ego mesmo, só maquiagem.

Hoje, na real, ter muitos seguidores não é tão bom assim. Postar uma foto com muitas curtidas, e só, também não significa grande coisa. O lance agora é aumentar o ENGAJAMENTO e não só a reação. Ou seja, é botar o seu público pra comentar seus posts, compartilhar seu conteúdo, salvar suas sacadas e dicas, conversar no Direct com você e até dialogar, negociar e debater com outros seguidores sobre suas postagens.

Se a gente pensar bem, é pra isso que uma rede social serve: pra criar um espaço de comunicação de mão dupla entre todo mundo e todo mundo. E é isso que o Tio Mark quer: interação de verdade e não curtidas compradas. Claro que ele também quer que você faça anúncios na própria plataforma ao invés de comprar likes e seguidores.

Como aumentar o engajamento pode me ajudar no meu negócio?

Para ter um negócio digital que tenha resultados consistentes e vendas recorrentes, você precisa trabalhar em duas vertentes: as vendas em si e a criação de uma imagem de autoridade no seu nicho, certo?

Quanto às vendas em si, aumentar o engajamento é essencial para que você possa ouvir seus clientes, fazer ofertas certeiras dos produtos e serviços que eles realmente querem e precisam, superar as possíveis objeções que eles possam ter e, ainda para desenvolver uma boa estrutura de atendimento e pós-venda. Bons conteúdos com muito engajamento também ganham mais visibilidade, ou seja, mais potenciais clientes chegando pra você.

Quando você produz bons conteúdos, as pessoas passam a te respeitar mais como profissional e a confiarem mais nas suas ofertas. Adivinha o que isso faz: aumenta as vendas!

Mais engajamento nos seus conteúdos serve, ainda, como prova social do quanto seu produto ou serviço é bom. As pessoas acabam relatando suas experiências. E, se essas experiências são positivas é ponto pra você!

Mais vendas, mais gente falando bem do seu produto, mais informação circulando, mais confiança das pessoas em você, como produtor, vendedor e AUTORIDADE.

Resumo da ópera: aumentar o engajamento gera aumento de confiança, que gera aumento de vendas e melhora os resultados finais do seu negócio.

Como aumentar o engajamento do meu público?

  • Conheça seu público

O primeiríssimo passo para esquentar de vez seu público é conhecê-lo e oferecer a ele o melhor conteúdo que ele merece, precisa e deseja. Faça uma análise profunda das características, demandas, dores e necessidades do seu público e foque na produção de conteúdo de qualidade que ajude a resolver essas demandas e amenizar essas dores.

  • Personalize o conteúdo

Uma vez que você conheça seu público, organize a produção de conteúdo com a intenção de ajudá-lo a resolver problemas. Não poste por postar. Crie uma estrutura de conteúdo que realmente agregue valor para sua audiência e que atenda, realmente, os objetivos que você traçou para seu negócio.

  • Integre conteúdos de todas as suas redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube, Blog…)

Leve conteúdo de uma rede social para outra. Postou vídeo novo no Youtube, faça uma chamada pra ele no Instagram e no Facebook. Lançou conteúdo novo no Instagram, poste no Facebook. Fez postagem nova no Blog, mencione no seu próximo vídeo no Youtube ou em suas postagens no Instagram…

  • Pense fora da caixa 

Não faça mais do mesmo. Crie conteúdos exclusivos, de alta qualidade no que se refere ao texto, ao conteúdo em si, às imagens, à edição… seja profissional e abuse da criatividade e da qualidade técnica para levar o melhor à sua audiência.

  • Esteja atento a todas as ações e reações do público 

Nunca, jamais em tempo algum e sob nenhuma circunstância abandone seus posts. Esteja totalmente atento a cada curtida, cada comentário, cada mensagem que chega. RESPONDA TUDO! E RESPONDA RÁPIDO.

  • Incentive interações e diálogos 

Estimule seu público a participar da sua produção de conteúdo. Peça opinião, convide à ação, promova polêmicas, pergunte, responda, conte histórias, faça pesquisas e enquetes. Use todos os recursos para incentivar sua audiência a falar com você e manifestar sua opinião.

  • Redes sociais não são vitrines, são mesas de boteco 

Até um tempo atrás, a internet era vista pelos profissionais de marketing como uma espécie de extensão da TV, do Rádio, do Jornal Impresso, da Revista… aí era fácil: bastava criar anúncios chamativos e divulgar na rede e as vendas eram quase garantidas. Esse tempo passou. As redes sociais não são mais como vitrines de lojas, onde a gente expõe um produto e as pessoas compram. Elas se parecem mais com mesas de boteco onde a gente se senta pra bater papo com os amigos. Aproveite esse ambiente de conversa aberta e aprenda mais sobre seu público para poder atendê-lo melhor e potencializar suas vendas e seus resultados.

  • Fique de olho nas métricas

As métricas de engajamento, como curtidas, comentários, alcance, salvamentos, mensagens etc podem ser entendidas como uma espécie de termômetro, onde a gente “lê” se a temperatura do nosso conteúdo tá legal. Conteúdo quente esquenta o público e gera muito engajamento. Conteúdo frio ou meia boca gera engajamento meia boca também. Se o seu engajamento tá baixo é porque tá na hora de melhorar o seu conteúdo. Descubra o que seu público quer e ofereça o melhor pra ele.

  • Insira call to actions em todos os seus conteúdos

Desenvolva todo o seu conteúdo pensando em envolver as pessoas. Informar é legal e importante, mas fazer com que as pessoas se sintam parte dessa produção de informações é essencial. Insira chamadas para a ação em todas as suas postagens, sejam elas de texto, imagem, vídeo… não importa. Chame as pessoas para participar, para dizer o que pensam, para dar opinião… engaje sua audiência em todos os seus conteúdos.

  •  Stories e Status

Use os Stories do Instagram e os Status do Whatsapp para se apresentar para seu público e dar uma cara mais humanizada para seu conteúdo. Lembre-se: pessoas interagem com pessoas e se você quer aumentar seu engajamento, tem de promover interações e tem, portanto, de mostrar a cara humana do seu negócio e não apenas uma marca, uma logo, uma fachada…

  • Seja consistente e frequente

De olho numa gestão estratégica de conteúdos, defina os temas que vai abordar nas postagens para ajudar seu público a resolver seus problemas. Defina também um cronograma de posts, determinando dias, horários e tipos de posts para cada assunto. Seja assíduo, consistente e pontual nas suas postagens. O algoritmo adora pontualidade e assiduidade e vai entender que seu conteúdo é bom o bastante para ser mostrado para mais gente. Seu alcance vai lá em cima!

Conta aqui pra gente, nos comentários, se você tava surtando com essa história de engajamento ou se já tá tirando de letra essa coisa toda. Aproveita pra curtir nosso perfil lá no Instagram, se inscrever no nosso canal no Youtube e ficar de olho nos conteúdos que a gente tá produzindo pra você.