Como criar conteúdo relevante para o Instagram? Todos nós sabemos que o Instagram vem com tudo- especialmente, se você quiser vender por ele. Mas será que funciona?

Faaaala chefe, como vocês estão? eu sei que eu já falei diversas vezes sobre parar de ficar vendendo e anunciando apenas o produto na rede social e pedi para você investir em conteúdo relevante para o Instagram. E sempre que eu falo isso, o pessoal me manda: Mas Rafael, o que é conteúdo relevante?

E aí é que tá. Cada nicho tem o seu e você vai encontrar o conteúdo que se conectará automaticamente com o seu público. Tenha calma! Mas, para tornar este processo um pouco mais fácil, eu desenvolvi esse Guia prático que vai te auxiliar, te dar um norte. Let’s vamos?

Publique conteúdo relevante no Instagram

A primeira dica é que você pense no formato ideal do seu conteúdo. Neste momento, é preciso que você lembre que o Instagram é uma Rede Social bastante visual. Assim sendo, preste atenção neste detalhe 😉

As principais formas de publicação no seu perfil serão os Vídeos e as Fotos. O problema é que muitas pessoas ignoram os textos das discrições das imagens e fotos e também, do conteúdo relevante que irá enriquecer o seu perfil.

Conteúdo relevante no Insta: Fotos

Foto é o principal formato de publicação no Instagram- e isso não é segredo pra ninguém. Inicialmente, essa rede social foi criada apenas para compartilhar essas imagens.

Conteúdo relevante para o Instagram
Conteúdo relevante para o Instagram

Nesse sentido, a primeira coisa que você precisa ter ciência para crescer no Instagram é ter fotos bem feitos. O ideal é que elas estejam num enquadramento bom- assim como numa boa qualidade. Para ajudar você neste processo, você pode usar aplicativos como:  VSCOPic Stitch e Photo Grid.

Também vale a dica de não usar imagens muito pesadas, que perderão qualidade na hora do upload- além de ter problemas de carregamento. Resumindo: Se postar imagem grande demais, ela “quebra”. Se postar pequena demais, ela perde a nitidez. O certo é escolher com cautela e respeitar o limite:

  • Square – o familiar “quadradinho”; (600 x 600)
  • Landscape – as imagens na horizontal, estilo paisagem; (1800 x 945)
  • Portrait – as imagens na vertical. (1080 × 1350)

Conteúdo relevante no Instagram: Vídeos

Outro recurso que vem sendo muito utilizado são os vídeos. Ele é ideal para quem tem um perfil educativo (mostrar como usa, como faz, dar dicas, funcionalidades) em relação ao produto que você vende. Isso porque ele deixa mais dinâmico e muito mais intuitivo o seu perfil, aproximando você do seu comprador.

Os vídeos tem duração de 60 segundos e podem ser upados no efeito carrossel: um em seguida do outro, na mesma postagem. Assim você consegue gravar vídeos um pouco maiores.

Os vídeos podem ser postados no Feed, que são aqueles que ficarão expostos no seu perfil. Ou através do Stories (respeitando sempre a quebra de conteúdo de 15 em 15 segundos). A dica neste caso é: Deixe o Stories para vídeos maus curtos e dicas mais práticas.

Para vídeos maiores e dicar mais longas, poste no formato tradicional, no seu próprio Feed de notícias.

Bônus: Não se esqueça de usar o Boomerang! Ele deixa o perfil mais dinâmico e interativo. É uma dica bem legal para postar coisas do dia a dia de uma modo diferente e mais engraçado.

Cabe textos no Instagram?

Agora, se você chegou até aqui, eu presumo que seus vídeos e suas fotos sejam excelentes!

Só falta acertar um detalhe: a discrição deste conteúdo. 😉

As curtidas mostra o alor do seu produto- assim como os comentários
As curtidas mostra o alor do seu produto- assim como os comentários

O certo é que você apresente de forma clara e objetiva os seus produtos essenciais. Evite postar fotos e vídeos sem legendas. E também não é legal que sempre você poste legendas enormes, gigantes porque vai causar um sentimento na maioria das pessoas: preguiça em ler tudo.

Aqui, é momento de você usar e abusar da sua criatividade!

Bônus: Não se esqueça das famosas #hastags! Elas marcam a sua imagem ou o seu vídeo e passam a direcionar os usuários para o nicho certo. Mas não use em exagero: o ideal é no mínimo 03 e no máximo, 08.  Menos que isso é pouco e mais do que 08, torna a sua discrição poluída.

E o conteúdo relevante para o Instagram?

Agora você já sabe a foto, já sabe o vídeo e a legenda que você deverá usar. Agora, falta filtrar o seu conteúdo. E qual a minha dica neste tópico pra vocês? Eduque. Educar os usuários é cada dia mais e mais importante!

Volte sua preocupação para publicar conteúdos além da sua marca ou do seu produto. Isso, certamente, irá criar uma boa experiência para o seu público que terão acesso a publicações mais diferentes e interessantes. Procure olhar o seu Insta com o olhar do seu público para descobrir quais são as necessidades das pessoas que te seguem! =D

E aí, gostaram das dicas? Deixe suas dúvidas nos comentários!