Instagram: É preciso ter um perfil pessoal e outro profissional? Pode parecer bobo, mas é uma pergunta que escuto com MUITA frequência. E você? O que você acha?

Faaaala chefe, bom ou nem? Com certeza, após esse post você ficará melhor. Hoje, vamos tirar essa dúvida que assombra muitas pessoas: vale a pena ter um perfil pessoal e usá-lo para fins profissionais, ou devemos criar um de cada? O que você acha?

Antes de concluirmos os porquês  de ter um ou dois perfis diferentes, deixa eu te falar como eu uso o meu perfil do profissional. Ao acessar meu perfil (Aliás, se você ainda não acessou, segue lá: @vireimeuchefe) você vai se deparar com fotos minha em viagens, fotos com a minha namorada, com animais de estimação, trabalhando na cama, conteúdo e dicas sobre como alcançar o sucesso, trabalhar em casa, estratégias e enfim, tudo misturado. Sabe porquê?

Redes sociais do VMC
Redes sociais do VMC

Porque estudos comprovam que pessoas tendem a ter afinidade e comprar muito mais de quem elas confiam- e as pessoas tendem a se relacionar muito mais com as pessoas do que com marcas.

Como eu já mencionei em outros conteúdos, por esse motivo as grandes marcas tendem a contratar atores, atletas e outras celebridades para representarem suas marcas nas mídias e redes sociais, buscando atingir seus fãs, seguidores e admiradores.

Whindersson Nunes em suas redes sociais, um dos maiores influenciadores digitais
Whindersson Nunes em suas redes sociais, um dos maiores influenciadores digitais

Por exemplo o Neymar. Vocês acham que a empresa de cueca que ele representa acha que ele é o cara mais sexy e cobiçado? Não, com certeza não. Porém, ele é um rosto muito familiar e admirado por uma grande quantidade de pessoas. Isso faz com que quem tenha essa afinidade com ele, venha a obter os produtos que ele oferece.

Então, quando eu me exponho no Instagram, a intenção é humanizar o máximo possível meu negócio, passar quem eu realmente sou e conquistar a confiança das pessoas. Pois é muito fácil fazer um comercial e fazer uma cena sobre um determinado produto, já como eu trabalho é diferente.

Eu busco passar minhas qualidades, defeitos, com quem me relaciono, com que não me relaciono, e assim, mostrar as pessoas que eu tenho meus critérios, minha idoneidade a manter e uma reputação a preservar. Passando assim uma confiança maior quando ofereço algum produto ou passo alguma informação.

Procuro mostrar quem eu realmente sou
Procuro mostrar quem eu realmente sou

Perfil Pessoal X Profissional

Então como ficou muito claro, eu uso apenas um perfil para atender o meu lado profissional e o pessoal. Maaaaas, contudo, todavia, é muito importante que, quando você optar por essa “modalidade” digamos assim, você tome uma série de cuidados como:

  • Não postar assuntos polêmicos que possam gerar discussões e desentendimentos como: religião, política, futebol e outros deste tipo porque, por mais que você seja um pessoa influenciadora e de destaque nas redes sociais, você irá conseguir fazer com que uma pessoa mude de crença, time ou partido.

Então o máximo que você vai conseguir é gerar uma situação constrangedora e até mesmo uma discussão generalizada. E mais: perder o respeito e a crença de pessoas que admiram seu trabalho, mas vão começar a te ver com outros olhos por discordar em algum dos sentidos que eu citei acima.

Caso você queira conversar sobre esse tipo de assunto, ou até mesmo fazer um desabafo e tal, procure pessoas com as quais você se relaciona pessoalmente para ter esse tipo de conversa, e expressar suas opiniões. E o mais importante: diga e ouça com “respeito”, pois nem sempre a opinião dos outros é a mesma que a nossa e temos que ponderar e aceitar isso.

  • Segundo ponto, posso postar coisas pessoais no meu perfil profissional? A resposta é sim, mas tem que ser coisas que se relacionem com o seu trabalho. Por exemplo, eu posto muitas fotos de viagens porque isso tem a ver com meu trabalho, pois o que eu ofereço com minhas dicas e cursos é exatamente isso, você ganhar dinheiro para viajar, e poder trabalhar em casa, ou viajando também.

Afinal, quem não quer ter condições de passear e conhecer lugares pelo mundo afora? E ainda mais, poder fazer tal viagem e seguir seu trabalho de onde estiver. Pensando nisso, as pessoas podem ver a minha rotina e enxergar que isso é possível.

Para obtermos sucesso em nossa vida, é importante ter pessoas do nosso lado que acreditem no nosso potencial e que lutem ao nosso lado nas horas difíceis, e quando eu posto uma foto com minha namorada eu estou simbolizando esse tipo de pessoa. Aquela companheira que está ali para o que der e vier.

Então meus caros Chefes e Chefas, a dica que eu dou para vocês é ter apenas um perfil pessoal/profissional, mas sempre com muita cautela e senso crítico para que as postagens estejam sempre relacionados com o seu trabalho e que não venham a ferir os princípios básicos da sociedade, e que não sejam assuntos polêmicos como já falamos aqui hoje.