Livros para criar uma mentalidade rica 7 livros que me fizeram faturar mais de 50 mil por mês

Aqui é Rafa Aguiar e hoje eu quero contar pra você quais foram os livros responsáveis por mudar a minha mentalidade e me ajudar a me tornar a pessoa e o profissional que eu sou hoje.

Eu tenho total consciência de que ainda tenho muito pra evoluir como ser humano e como empresário. Mas, quando eu comecei a investir pesado em autoconhecimento e tomei a decisão de entrar pro marketing digital e começar o meu negócio online, eu não tinha a menor ideia de que as coisas estariam como estão hoje.

Tenho uma empresa que fatura mais de 50 mil reais por mês, com mais de mil clientes, emprego pessoas, posso viajar várias vezes no ano levando o meu negócio comigo. Tudo isso era impensável naquela época.

Quando eu comecei, não tinha ideia de onde poderia chegar
Quando eu comecei, não tinha ideia de onde poderia chegar

E uma frase que eu gosto muito e que eu sempre falo nos meus treinamentos é: o dinheiro vem pra você e fica com você, na exata proporção em que você se desenvolve como ser humano.

Ou seja, se você não evoluir, não se desenvolver, não procurar ser uma pessoa melhor, com uma mentalidade forte, não adianta você aprender as melhores estratégias de marketing digital, não adianta aprender a fazer anúncios, a trabalhar com tráfego orgânico…

Não adianta nem ganhar dinheiro! Porque esse dinheiro não vai ficar com você.

Você só vai ter o dinheiro que for mentalmente capaz de administrar! Pra isso você precisa evoluir… e o um dos melhores jeitos de evoluir é lendo bons livros. Claro que não é só ler os livros e ganhar dinheiro, ponto final. Tem que colocar em prática!

Então, se você estiver disposto a ler e praticar, eu vou te passar a lista dos 7 livros que foram responsáveis por eu me tornar uma pessoa melhor, um profissional melhor, um empresário melhor e chegar onde eu tô hoje. E, com certeza isso é só o começo.

No final do artigo, eu vou deixar os links pra você comprar os livros online pelo menor preço, direto na Amazon.

Aproveita e manda pra gente, aqui nos comentários, os livros que você considera os mais importantes!

Livro # 1) Os segredos da mente milionária

Esse foi o primeiro livro que eu li em relação a autodesenvolvimento. Confesso que na época eu me interessei pelo título e nem imaginava o conteúdo que tinha ali dentro.

Livro Os segredos da mente milionária
Livro Os segredos da mente milionária

À medida que eu fui lendo eu fui tomando vários socos no estômago, entendendo que a situação financeira péssima que eu tava passando não era culpa dos clientes que não compravam, do mercado ruim, do governo. A culpa era minha, minha e da minha mentalidade fraca.

Eu descobri que eu só estava repetindo comportamentos e padrões que eu tinha aprendido com as pessoas ao meu redor, amigos e familiares. E como eu vim de uma família simples, com amigos simples, todos tinham uma mentalidade de escassez, de que o “normal” era ser pobre. O normal era faltar dinheiro, o normal era não ter abundância.

E aí, quando eu entendi isso, eu fui capaz de entender de onde exatamente vinham esses padrões de pensamento e, só então eu pude me empenhar para mudar cada um deles.

E eu mudei! Hoje eu acredito na abundância. Eu acredito que as coisas não precisam ser sofridas, que não existe mal nenhum em ter dinheiro. E, repito, não é só uma questão de “acreditar” ou de “ler o livro que o dinheiro vem”.

Eu mudei a minha forma de trabalhar, a minha forma de agir, minha postura. E tudo isso me fez substituir uma mentalidade ruim, que me trazia resultados ruins, por uma mentalidade de riqueza, que me traz resultados excelentes.

Livro # 2) Pai Rico Pai Pobre

“Pai Rico, Pai Pobre” e “Segredos da Mente Milionária” tinham que ser livros obrigatório no ensino médio.

Livro pai rico, pai pobre
Livro pai rico, pai pobre

O Robert Kyiosaki, autor do livro, conta a história dele, que tinha “dois pais”. Um deles era Pobre e defendia o emprego, a estabilidade, o não correr riscos… e tinha uma vida medíocre. O outro, que na verdade era pai de um amigo dele, era Rico. Ele era empresário, tinha uma visão muito mais ampla do mundo… e sua vida estava em constante expansão.

Durante todo o livro a gente percebe o contraste dos ensinamentos dos dois: um ensinando o filho a ser medíocre como o pai, e o outro ensinando o filho a ser visionário como pai.

À medida que lê, você começa a pensar, o tempo inteiro, na sua infância, nas coisas que te ensinaram e nas que deixaram de te ensinar. E, principalmente, você começa a enxergar de onde vêm as coisas que você acredita que são certas, mas que na verdade só te puxam pra trás.

Em vários trechos desse livro eu chorei, eu enchi o olho de água, eu parei um pouco pra respirar. Porque o conteúdo é bem pesado e traz muitas lembranças da vida da gente.

Esse livro te faz perceber mesmo o porque você é como é, pensa como pensa e age como age. Isso vai te fazer mudar totalmente a sua forma de ver o mundo e se relacionar com seu dinheiro, com seu trabalho e com as oportunidades que aparecem e você acaba nem dando bola, porque antes estava focado em coisas erradas que te ensinaram que era o certo.

Livro # 3) Como fazer amigos e influenciar pessoas

Mano, esse livro é muito do caralho!

Livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Livro Como fazer amigos e influenciar pessoas

É tudo que a gente escuta falar sobre técnicas de vendas, gatilhos mentais, persuasão… na prática, no dia a dia.

O lance dele é te fazer entender como as pessoas funcionam, como elas se motivam a tomar uma decisão. E pra ter sucesso em qualquer área na vida você precisa de pessoas!

Seja uma equipe de trabalho, clientes, parceiros, sócios… o tempo todo você vai estar rodeado de pessoas. E é importante demais conseguir fazer com que elas joguem do seu lado!

Além de conseguir fazer um trabalho mais inteligente e lidar melhor com as pessoas perto de você, ao entender como funciona o cérebro humano e os nossos comportamentos, você vai conseguir entender melhor você mesmo. Vai conseguir controlar melhor os seus impulsos, seus desejos e suas decisões.

Recomendo demais essa leitura.

Livro # 4) O milagre da manhã

Queeeem diria que um dia na minha vida eu ia querer acordar as 5 da manhã, pra meditar e fazer outras coisas antes de começar a trabalhar.

Livro O milagre da manhã
Livro O milagre da manhã

Já tem bastante tempo que eu curto a ideia de acordar cedo, Mas, cedo pra mim era 7 horas. Hoje, eu tenho o hábito de acordar as 5 e fazer uma série de práticas matinais voltadas pro autodesenvolvimento. E essas práticas mudam completamente o meu pique, o meu foco, a minha concentração, produtividade e desempenho ao longo do dia. Não só profissionalmente.

A questão principal do livro não é o acordar as 5h e sim ter o hábito de todos os dias fazer essas práticas! A recomendação de fazer de manhã e acordar mais cedo um pouco é porque geralmente, se a gente deixa pra fazer no final do dia ou no meio do dia, a nossa rotina de trabalho acaba consumindo o tempo todo e a gente não faz.

Então o melhor horário acaba sendo de manhã mesmo. Mas, não tem problema deixar pra fazer em outro horário, o importante é fazer!

As práticas são:

– Meditação

– Afirmações e visualizações positivas

– Manter um diário de autodesenvolvimento

– Leitura

– Praticar uma atividade física.

Você fazendo isso todos os dias a sua vida muda. Pra você ter uma ideia melhor da grandeza dessas práticas, eu vou deixar aqui uma aula do meu curso completo, do módulo de Autodesenvolvimento. Nesse vídeo, eu explico com detalhes cada uma dessas práticas e os benefícios delas.

No livro, elas são explicadas ainda melhor e você vê vários cases de sucesso de pessoas que mudaram suas vidas depois que colocaram o milagre da manhã pra funcionar.

Livro # 5) Geração de Valor 1, 2 e 3

São os livros do Flávio Augusto, dono do Orlando City, time de futebol dos Estados Unidos, fundador da Wise Up e, acima de tudo, um cara que começou do negativo. Nem foi do zero! Foi do negativo, lá de baixo mesmo.

Livros Geração de Valor 1, 2 e 3
Livros Geração de Valor 1, 2 e 3

E eu tenho muito respeito por empreendedores que começaram de baixo, sem o dinheiro dos pais pra segurar se as coisas dessem errado. Porque é muito fácil ter um negócio lucrativo se você não precisa ter medo de errar.

Se você pode arriscar mil vezes e, se as mil derem errado, você tem suporte pra tentar a milésima primeira, milésima segunda e por aí vai… é fácil. Uma hora você acerta!

Mas essa não é a realidade da maioria das pessoas.

E me incomoda muito ver grandes autoridades aí no mercado, seja do marketing digital ou de qualquer outro ramo, que ficam vendendo a ideia de que “com muito esforço você também consegue, por que eu consegui”, sendo que o cara sempre teve costas largas.

Eu sei o que é começar um negócio e ficar na dúvida entre usar seu dinheiro pra pagar o aluguel ou investir mais um pouco pra dar certo. O famoso “sonhar ou sobreviver”. O Flávio também passou por isso no começo.

Então, só pelo conteúdo dele eu já indiciaria sem dúvidas, mas com a história que ele tem, eu indico com muito mais vontade.

Geração de valor, 1 2 e 3, são os livros mais gostosos de se ler falando sobre mudança de mentalidade que eu já vi.

Do mesmo jeito que Pai Rico Pai Pobre e Segredos da Mente Milionária, você toma um soco no estômago atrás do outro, mas a linguagem é extremamente leve. Pra quem não tem muito o hábito de ler, é melhor ainda. Porque tem muita ilustração, parece livro pra criança em alguns momentos, cheio de imagens e tal. É mais um daqueles livros que deveriam ser usados na escola, para crianças e adolescentes começarem a aprender cedo sobre as verdade da vida, dos negócios e do dinheiro.

O conteúdo é muito rico, te faz pensar, questionar, ter ideias, criar projetos. Eu recomendo que você leia com um papel e uma caneta na mão, porque a quantidade de pensamentos que vão vir e você vai querer lembrar depois é grande.

Livro # 6) Trabalhe 4 horas por semana

Eu não vou nem entrar demais na explicação do livro, porque o título é muito sugestivo.

Em resumo, a gente tem a concepção de que ser produtivo é trabalhar muito. A gente acha que o certo é que você passe pelo menos 6 horas do seu dia dedicado ao trabalho.

E o que o livro mostra é que isso, na verdade, é uma grande bobagem.

É uma mega aula de como ser mais produtivo em menos tempo e aprender a delegar tarefas de um jeito que seu negócio flua sem a necessidade do seu trabalho. É simplesmente foda!!

Também não quer dizer que só de ler o livro você vai passar de 40 horas por semana, pra 4 da noite pro dia. Eu mesmo ainda trabalho bem mais do que isso. Mas, hoje trabalho porque eu tenho minha meta de aposentadoria e quero acumular a grana que eu preciso pra isso o mais rápido possível.

Já seria possível pra mim trabalhar bem menos do que eu trabalho hoje e muito graças a alguns conceitos que eu aprendi nesse livro.

Livro # 7) A sutil arte de ligar o foda-se.

Mais um título extremamente sugestivo.

Livro A sutil arte de ligar o foda-se
Livro A sutil arte de ligar o foda-se

E eu gosto de indicar ele, primeiro porque foi um dos melhores livros que eu li até hoje em termos de conteúdo e dicas pra ter uma qualidade de vida maior, sem se estressar tanto com algumas coisas, sem se cobrar demais e ao mesmo tempo buscando essa evolução que eu tô falando desde o começo do artigo.

Segundo porque, realmente, ao entrar nesse universo de autodesenvolvimento, você tende a se cobrar mais, a tentar ser melhor todo dia. E, como tudo na vida, o excesso também é prejudicial.

Você vai acabar começando a se cobrar estar sempre bem, estar sempre de bom humor, sempre pensando positivo. E tem dia que a gente não tá bem, e tudo bem com isso! É aí que tá o foda-se da história.

A gente já vive numa sociedade que cobra a perfeição o tempo todo. Você entra no Instagram e vê pessoas ganhando muito dinheiro, viajando, com o corpo sarado, com tudo perfeito. E, mesmo você sabendo que as coisas não são tão perfeitas quanto elas tão dizendo, você se cobra.

E esse livro vai te ajudar a amenizar essa pressão, essa cobrança interna e externa pela perfeição.

Afinal, equilíbrio é tudo. E é isso, esses foram os livros que mudaram a minha vida. Quais outros livros você indica? Manda nos comentários.

Aí estão os links para comprar pela Amazon:

  1. Segredos da Mente Milionária
  2. Pai Rico, Pai Pobre
  3. Como fazer amigos e influenciar pessoas
  4. O Milagre da Manhã 
  5. Geração de Valor
  6. Trabalhe 4 horas por semana
  7. A sutil arte de ligar o Foda-se