Métricas de Marketing: o que são e como usar Se liga nessas dicas top sobre métricas de marketing para acompanhar o desempenho do seu negócio

Tá querendo saber se tá no caminho certo, mas não sabe como? A gente te mostra como usar as métricas de marketing para orientar a elaboração das suas estratégias e monitorar os resultados.

Trabalhar com Marketing Digital é lidar, diariamente, com uma quantidade enorme de informações que são essenciais para o bom andamento do negócio. Ler e entender as métricas de marketing é uma tarefa até meio chatinha, às vezes, mas essencial para traçar estratégias bem elaboradas e chegar ao topo do sucesso.

E, no Marketing Digital, tudo é mensurável. Então, o primeiro passo para não se perder no meio de tantos dados é definir quais métricas são realmente importantes de ser analisadas e quais não precisam ser levadas em conta. Essas métricas relevantes são conhecidas, também, como KPI – Key Performance Indicators – ou indicadores-chave de performance.

Uma vez definidos seus KPIs, o lance é monitorar os dados, analisando se os resultados são compatíveis com as estratégias traçadas e, à medida da necessidade, realinhar as ações de modo a melhorar os indicadores e, consequentemente, os resultados.

Métricas de Marketing X Métricas de vaidade

Uma cilada que muito iniciante de marketing digital cai é acreditar que o número de curtidas é importante. Gente, se liga! Curtida não paga boleto. Então, essa é apenas uma métrica de vaidade e não uma métrica de marketing realmente relevante.

Métricas de vaidade são aquelas que servem apenas para massagear o ego e fazer a gente pensar que tá arrasando na rede social. Já métricas de marketing são aquelas que realmente indicam resultados importantes do negócio e, de quebra, ainda dão dicas do que precisa ser mudado para se ter resultados ainda melhores.

Moral da história: nem toda métrica é, de fato, importante para seu negócio, ou seja, nem toda métrica pode ser considerada um KPI, certo?

Mas, por que mesmo é importante analisar as métricas de marketing?

Bom, o lance é que as métricas de marketing nos oferecem dicas importantes sobre 3 aspectos fundamentais no negócio:

1. Avaliar se estamos no caminho certo. Com base na análise das métricas de marketing, a gente consegue saber se nossas estratégias estão funcionando, se os resultados estão compatíveis com as metas que traçamos, se estamos atingindo nossos objetivos e tudo mais. Se sim, beleza. Se não, o lance é mudar de tática e rever as ações.

2. Analisar o retorno do investimento (ROI). Avaliando as métricas de marketing referentes a esse campo, a gente pode realinhar campanhas e rever processos para otimizar os resultados.

3. Insights, ideias e afins. Com base nos dados oferecidos pelas métricas de marketing, a gente pode até mesmo rever nossa produção de conteúdo, focando em temas e tipos de conteúdos que trazem mais resultados.

Vamos ver algumas das principais métricas de marketing que podem compor o seu mix de KPIs:

Métricas de tráfego pago:

  • Custo por Clique (CPC): é o valor médio que você paga a cada vez que alguém clica no seu anúncio. É interessante para avaliar quais palavras-chave revertem em um resultado melhor e deveriam ser mais trabalhadas.
  • Taxa de Cliques (CTR): é a relação entre a taxa de cliques que o seu anúncio teve e o número de vezes que ele foi exibido. É um dado relevante para saber como otimizar o anúncio.
  • Custo por Aquisição (CPA): este dado permite entender quanto você está investindo para converter vendas. O acompanhamento dessa métrica de marketing é importante para otimizar as campanhas e conseguir um cliente com o menor custo de aquisição possível.

Métricas de Redes Sociais

  • Taxa de conversão: se refere ao número de pessoas que vêem seu post e são direcionadas para o link indicado nele. Analisando essa métrica, a gente pode saber por exemplo, quais são as chamadas para a ação ou Calls-to Action mais efetivas ou que tipo de conteúdo ou produto gera os melhores resultados.
  • Alcance: se refere a qual é o potencial de disseminação de um conteúdo que você publica em uma rede social. Alto índice de alcance significa que seu conteúdo está agradando seu público.
  • Interações: se refere ao número de reações que as pessoas têm diante do seu conteúdo, ou seja, ao número de curtidas, comentários, salvamentos, envios por Direct, compartilhamentos e coisas assim. Muitas interações, via de regra significam que seu conteúdo está mexendo com sua audiência, o que é bom.

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Aproveita e conta pra gente que métricas de marketing você usa para analisar seu negócio. Se sentiu falta de alguma informação, conta pra gente aqui e ajuda a fazer um conteúdo ainda melhor para você.

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