Otimizar vídeos para o Youtube: Como fazer o seu canal crescer O Youtube é a segunda rede mundial mais acessada- Certamente seus clientes estão lá e você nem sabe

Faaaaaaaaala chefe, tudo certo? Embora algumas plataformas como o Facebook e Instagram tenham crescido muito no seguimento de marketing de vídeo, o Youtube ainda lidera esse mercado.

Então, para você que está pensando em dar um “up” no seu canal no Youtube com vídeos bem interessantes e atrativos, mas não sabe como, eu vou te trazer algumas dicas TOP que vão te ajudar bastante.

LEEEEEt’s vamos otimizar seu canal então!

Otimização do seu canal no Youtube

Para começar, vamos abordar alguns conceitos bem básicos de setagem do seu canal, ou seja, de pegar ele do zero e começar a organizá-lo de um modo que ele consiga lhe render dinheiro. Vamos lá?

Dica 1- Faça um Banner atraente

Imagine um negócio “físico”, uma loja, por exemplo. O que chama a atenção logo de cara é a fachada desta loja, certo?

No youtube funciona da mesma forma. Você deve caprichar no seu Banner para que isso desperte o interesse de quem acessa seu canal. E com um banner que impressione os usuários, com certeza despertará também o interesse no conteúdo em geral que você estiver promovendo.

O tamanho da capa varia de acordo com os dispositivos
O tamanho da capa varia de acordo com os dispositivos

Para te ajudar no tamanho certo que você deverá fazê-lo, eu vou deixar um modelo aqui, combinado? 

>> Baixar PSD com marcações <<

Dica 2-  É muito importante que seu domínio no Google Search Console esteja OK

Verifique o seu domínio no Google Search Console.  

Depois disso, você poderá adicionar um Link que irá aparecer no seu Vídeo, levando o espectador até o seu site oficial. Para realizar esta configuração, basta ir em “Site Associado“, que fica nas “Configurações Avançadas“.

Dica 3- Atenção com as MÚSICAS

As músicas que você ouve na rádio ou nos apps que disponibilizam músicas para você curtir, dependem de pagamento para poder estar “ali”. Então muito cuidado com essa questão.

O Youtube tem algumas opções de música que não precisam de royalties e que você pode usar sem preocupações.

Dica 4- Configurações importantes

Vá para as “Configurações Avançadas” do seu canal e vamos fazer algumas alterações e marcações.

Escolha as palavras-chaves pertinentes ao seu nicho
  • Selecione o País de origem do seu canal, no nosso caso, Brasil.
  • Na opção que pede as palavras-chave, preencha com palavras que tenha a ver com o conteúdo que você aborda no seu canal, para que atraia pesquisas de pessoas interessadas no seu conteúdo.
  • Caso queira trabalhar com a opção de monetizar seu canal, selecione a opção de “anúncios”.

Dica 5- Importante alterar os “Padrões de Envio”

Acesse o “padrões de envio” na opção Canal, da sua página, e vamos fazer algumas alterações que vão te ajudar a ranquear melhor o seu canal.

  • Escolha a opção “público” para o seu canal, que fica na opção de “privacidade”.
  • Vá para a opção de “categorias” e marque a opção de “Guias e estilo”. Marcando esta opção você estará bem posicionado dentro do sistema de pesquisas do Google, pois ele opta por exibir vídeos “guia” para seus usuários.
  • Como os seus vídeos terão vários títulos, não preencha o campo “título” do seu canal.
  • Na parte da “descrição” você pode optar por colocar as informações e links de suas outras redes sociais, para aumentar a visibilidade de quem acessa seu canal a seus conteúdos.
  • Preencha “português” na opção de “idiomas”. (caso seja esse o que você emprega no seu canal).

Agora que já fizemos alguns ajustes consideráveis no seu canal, bora otimizar os seus vídeos do youtube.

Otimizar os Vídeos no Canal do Youtube

Todos os dias, vídeos com o mesmo conteúdo são lançados na rede. Porém, alguns se destacam e tem um número de acessos infinitamente maior que outros. Isso é fruto de planejamento e otimização na maioria das vezes.

Vamos ver alguns detalhes que fazem toda a diferença para trazer acesso para o seus vídeos e fazer o seu canal bombar.

VidlQ Vision

Clique na imagem para ser redirecionado para o site

Conte com a ajuda de alguns app’s, um deles é o vidlQ Vision. Com a ajuda desta ferramenta, você pode monitorar seus vídeos, sabendo a quantidade de acesso por um determinado período, quantos assinantes um determinado vídeo trouxe para o seu canal, e diversas outras informações.

Tags

Além das Tags que você pode definir automaticamente na opção de “padrões de envio”, também podemos adicionar mais tags que sejam relevantes para o conteúdo que você está postando em qualquer vídeo.

Caso você venha a se inspirar em algum outro vídeo da rede, e tiver curiosidade de saber qual Tag o outro Youtuber usa neste vídeo, o nosso amigo vidlQ Vision pode nos ajudar e exibir essa Tag.

>> Acesse o VidlQ clicando aqui <<

Ative o Modo privado na opção “Informações e Configurações”

Você deve efetuar esta ação, pois isso impossibilita que outros usuários vejam seus vídeos até que você tenha feito todas as edições e ajustes necessários. Assim seus vídeos só ficam visíveis quando estiverem 100%.

Como criar um título para o seu vídeo

É importante que os títulos dos seus vídeos sejam bem objetivos e legíveis aos usuários. Quando você coloca muita informação desnecessária, você acaba confundindo as ferramentas de pesquisa e isso te prejudica bastante.

Use temas intuitivos, que contenham suas palavras-chaves
Use temas intuitivos, que contenham suas palavras-chaves

Pense em palavras-chave que tenham a ver com o conteúdo do seu vídeo e do seu canal, e seja o mais objetivo possível, para criar um título “clean”.

Como criar a descrição do seu vídeo

Tão importante quando o título é a descrição do mesmo. Já na primeira linha da descrição do vídeo você deve colocar o título do vídeo. Tente trabalhar com uma média de 300 a 400 palavras, com essa quantidade você consegue descrever com qualidade seu conteúdo, sem deixá-lo “massante” para o leitor.

Descreva o minuto exato que você disserta sobre os assuntos que exibe no vídeo, por exemplo: 1:05 Técnicas para otimizar seus vídeos, 3:15 melhores plataformas de infoprodutos, etc.

Isso facilita o acesso de quem visualiza seus vídeos em busca de um determinado tema dentre vários que você possa trazer em uma ocasião.

Avalie periodicamente o desempenho do seu canal

Faça uma avaliação de “antes e depois” dessas dicas. Dali em diante, monitore seus resultados na página do “Analytics”.

Verifique como está seu engajamento, quantidades de “likes e deslikes”, vídeos onde essas ações acontecem e comentários dos usuários. Essas informações vão te dar um “norte” a seguir e saber onde você deve melhorar.

Bom empreendedores e empreendedoras, espero ter ajudar vocês com este singelo conteúdo. E caso você tenha alguma dúvida, fico em inteira disposição para esclarecê-la, é só deixar o seu comentário ali embaixo!