Produtor digital ou afiliado – qual o melhor caminho a seguir? Se você está entrando no marketing digital agora, pode ser uma dúvida muito comum. Vamos conversar um pouco sobre elas?

Faaaaaaala meus amigos, tudo certo? Espero que sim. Hoje eu vou trazer algumas informações para quem é apaixonado por internet e sonha trabalhar com ela.

Se você tem esse desejo e não sabe por onde começar e qual o caminho a trilhar, vou trazer um assunto muito discutido entre as pessoas que operam neste meio. Qual negócio compensa mais: trabalhar como produtor ou como afiliado?

Como já estou no ramo há um bom tempo e tenho uma vasta experiência de como ambos funcionam na teoria e na prática, vou tentar esclarecer o que cada um realmente é, como funciona e quais os benefícios que eles lhe trarão. Você está preparado? Então, boralá!

O que são os produtores digitais?

O próprio nome já sugere o seu papel. Ele é quem cria um conteúdo online, como por exemplo, um curso ou algo do gênero, material este que será comercializado na internet.

Para criar um material deste tipo, é fundamental que um produtor digital tenha algumas características para gerar um material cativante e que venha a ter sucesso dentre seu público alvo. Abaixo vou trazer algumas destas características:

Produtor Digital
Produtor Digital

Facilidade e dinâmica ao transmitir sua mensagem: é imprescindível que um produtor tenha certa facilidade em ensinar o conteúdo que criar. Muitas pessoas já têm esse dom e algumas precisam aprimorar esse talento, e é aí que entra a dinâmica.

As pessoas hoje em dia estão saturadas de ofertas de conteúdos com o blá blá blá de sempre. Então, ele deve ter um conteúdo de qualidade e que seja diferente para despertar a intenção do seu cliente em obtê-lo.

Ser autoridade no assunto: quando você se propõe a ensinar algo a uma pessoa, você deve ser um especialista naquilo que está transmitindo. Ser autoridade no assunto é muito importante para que você consiga criar mecanismos de ensinamento que vão fazer com que a pessoa aprenda com facilidade.

As pessoas têm necessidades diferentes, e algumas aprendem num tempo diferente de outras e de forma diferente também. Por isso o conteúdo tem que ser dinâmico e o mais descomplicado possível!

Para fazer isso, encontrar mecanismos que transmitem sua mensagem de maneira simples e objetiva, você deve ser um especialista e se mostrar autoridade dentro do assunto que está abordando

Já pensou de você vai a um advogado que se mostra perdido em meio a sua ação? Não sabe direito como entrar com a ação, se confunde com os direitos e deveres que terá que te orientar… Você acaba não voltando nele, correto? É o mesmo dentro do marketing digital. 😉

Responsável por desenvolver a marca do negócio: todo produto tem como referência a marca que o lança no mercado de vendas. No mundo digital não é diferente. Um produtor digital é responsável por criar uma marca que irá estar a frente de todos os produtos que ele colocar no mercado.

E com seus conteúdos atendendo a expectativa de seus clientes, sua marca começa a ganhar força e se tornará uma autoridade digital no meio: sempre que o cliente associar o conteúdo a marca irá comprar sem medo– Desde que ele tenha tido uma boa experiência.

Ter compromisso com o trabalho: muitas pessoas acham que quem trabalha com internet, seja em casa ou em escritórios, ganham a vida fácil e na verdade não é nada disso. A internet está em constante mudança. Você deve estar sempre se atualizando e trabalhando para entregar um produto atual e que agregue valores positivos para as pessoas. 

A chave para o sucesso é ser organizado e honrar com os compromissos que assumir. Então para quem pensa em entrar um negócio digital para ganhar dinheiro fácil  está no caminho errado, o mundo digital é para quem tem compromisso e está disposto a se dedicar bastante para poder ter resultados satisfatórios.

Geralmente, tem afiliados como parceiros: os afiliados podem fazer com que seus resultados decolem, pois eles estarão responsáveis pela divulgação da sua marca e de seus produtos em tempo real com as ferramentas que você já possui. Isso, com certeza, irá aumentar (e muito) a visibilidade e o acesso das pessoas a seu produto.

Falando nisso:

O Coprodutor

Agora se você é um ótimo produtor e não é especialista no assunto que quer transmitir, você pode ser um COPRODUTOR e fazer uma parceria, chamando alguém  que seja especialista no assunto em questão e ele então será o professor online.

Deve ser algo bem acertado com relação às tarefas que cada um irá assumir e o mais importante: os ganhos também devem ser acertados previamente entre as partes.

Algumas ferramentas online onde você hospeda seu curso para comercialização, já tem ferramentas que dividem entre as partes a porcentagem que cada um tem direito sobre cada venda realizada.

Por exemplo: Eu, Rafael, não tenho muito entendimento na parte de SEO profissional. Então, eu busco uma parceria com alguém que manje deste assunto, que possa gravar um conteúdo bastante atraente e que vá contribuir para o público que comprar o curso. Em troca, essa pessoa ganha uma porcentagem das vendas, já que o conteúdo dela será disponibilizado, entendeu?

Leeeeet’s vamos ao Afiliados então? Vamos!

Ser Afiliado

Como disse no último tópico acima, os afiliados são  responsáveis por promover produtos de terceiros. Eles alavancam a visibilidade e divulgação dos produtos e marcas. Antigamente, víamos apenas pessoas promovendo produtos físicos. Mas com a era digital mais forte do que nunca, eles mergulharam no comércio online, vendendo conteúdos como cursos e e-books.

Abaixo vou passar algumas das características que deve possuir, VOCÊ que deseja se lançar um afiliado de qualidade para fazer parcerias de sucesso, ou para VOCÊ que é um produtor e está a procura de um bom afiliado para levar o seu negócio as estrelas.

Ser curioso: um afiliado deve dominar a arte do marketing digital. E com já disse um milhããããão de vezes: a internet está em constante mudança. Então ele deve ser um tremendo curioso e estar sempre em busca de conhecimento e novas estratégias que façam com que o trabalho seja sempre realizado da melhor forma e possa trazer os melhores resultados.

Diversidade na sua atuação: um produtor começa apenas com seu produto e marca, e com o tempo, tende a crescer e, se desejar, pode expandir seu negócio. Já o afiliado pode trabalhar com várias marcas e produtos ao mesmo tempo. Contanto que consiga desempenhar um bom trabalho em cada projeto que assumir, para que não perca sua credibilidade com seus parceiros.

Não tem preocupação com a logística: responsável apenas pela divulgação do produto, quando a venda é realizada o afiliado não tem preocupação nenhuma com relação a entrega do produto ao cliente, isso é de inteira responsabilidade do produtor. Por isso é importante que ambas as partes cumpram com suas tarefas para que o cliente esteja sempre satisfeito e volte a realizar futuras compras.

Agora chega de separar as qualidades dos produtores e afiliados, e vamos trazer aquelas que ambos tem que ter em comum.

Produtor X Afiliado

Embora pareçam muito diferentes, ambos terão que sempre trabalhar juntos e ter qualidades em comum para que se tornem profissionais de sucesso. Uma delas é que eles tem que sempre estar em busca de novas experiências e conhecimento.

Ambos têm a oportunidade de atuar na área onde tendem a ter mais afinidade. Sendo assim, trabalhando com o que gostam, tendem a ser realizados, profissionalmente falando.

Como eu ja disse, afiliado tem a possibilidade de trabalhar com vários produtores e produtos ao
mesmo tempo (contanto que faça um trabalho de qualidade) e ter ganhos em um menor espaço de tempo.

Já o produtor tem toda uma carga, uma responsabilidade maior em elaborar, vender, entregar, divulgar (mesmo com o auxílio dos afiliados), porém sua rentabilidade com relação ao produto vendido é maior, uma vez que é distribuídos aos parceiros apenas uma porcentagem de cada venda.

Então ser um produtor é para quem tem um perfil e experiência no mercado e esta buscando um desafio a mais.  Afiliado não é menos profissional que o produtor, simplesmente são tarefas diferentes, que as vezes o seu perfil de trabalho te direciona para uma direção ou outra.

É necessário um trabalho de equipe
É necessário um trabalho de equipe

Ambos devem ter um vasto conhecimento sobre a mídia paga, pois todo negócio quando se inicia não tem uma visibilidade considerável para uma atração orgânica. Então, seja em redes sociais, Adwords ou outros meios de divulgação, um bom investimento é sempre bem vindo para alavancar sua visibilidade e o alcance a futuros clientes.

Eles devem estar sempre ligados aos eventos do ramo em que atuam para fazer NETWORKING e ficar a par das novidades. Participando dos eventos você com certeza elevará o nível do seu negócio, tanto pelas parcerias, quanto pelos insights.

Concluindo

Então meus estimados empreendedores e empreendedoras, ambos os caminhos têm gloriosos futuro. Cabe a você, analisar qual tem mais a ver com sua personalidade e se encaixa mais no seu perfil e dar o pontapé inicial.

Se quiser saber um pouquinho mais, acesse o vídeo que eu preparei pra você:

Caso você ainda tenha alguma dúvida, tente começar como afiliado e ao divulgar um produto, pense como produtor. Nas tarefas que listamos acima, que você seria responsável em realizar, e pense se daria conta do recado. Aos poucos, você vai entrando no clima e consegue descobrir, sozinho, qual a melhor opção para você.