SEO vs Google Adwords: Qual é a melhor opção para você? Muitas dúvidas surgem em volta deste tema. Aliás, qual estratégia eu devo utilizar?

Quando estamos falando de SEM- Search Engine Marketing, nos deparamos com dois termos que são essenciais, o SEO e o Google Adwords. Ambos atuam no mesmo objetivo: o que atrair tráfego para o seu site e assim, aumentar as suas chances de venda de produtos/serviços.

Contudo, não estamos falando, absolutamente, da mesma coisa. Ambos tem suas particularidades. Contudo, sabemos que se você deseja obter um tráfego no Display de busca, você terá que lançar mão dessas ferramentas.

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E por mais que eles sejam tão diferentes, ainda assim, possuem fundamentos básicos que se assemelham, o que deixa a escolha entre um e o outro uma decisão difícil de ser tomada. Qual deles poderá gerar mais resultado? Qual deles eu conseguirei uma melhor conversão?Qual deles é o ideal para o meu perfil de negócio?

É uma dúvida cruel, não é? Afinal, não queremos perder dinheiro!

É, eu sei. E para tentar diminuir um pouco esse desconforto e essas perguntas que você tem em sua mente, que fizemos o artigo de hoje, citando algumas considerações importantes sobre esses tópicos.

Ainda aí? Então, vamos nessa!

Quem é quem dentro do SEM

A primeira coisa que a gente tem que entender é que o Google Adwords é uma publicidade que fora criada com uma única intenção: gerar receita para o Google. Isso quer dizer que se você quiser ter tráfego vindo do Adwords, você terá que PAGAR por isso.

Esse pagamento será realizado quando o seu anúncio for exibido na rede de busca, nas redes de Display ou até mesmo em anúncios de vídeo (aqueles que aparecem antes dos vídeos no YouTube) e a pessoa interessada CLICA nele. Ou seja, você só paga os cliques que recebe.

A regra para que você consiga aparecer nas melhores posição é bastante simples: vença o seu leilão de palavras-chave diário! Ele leva em consideração o valor em dinheiro que você dá, a relevância desta palavra chave para a busca dos internautas, bem como a qualidade e relevância dos seus anúncios.

Beleza? Beleza! E o SEO, Monique? Onde que ele entra?

Search Engine Optimization– SEO, é um conjunto de técnicas que tem por objetivo tornar o seu site muito mais atraente para os buscadores (lembrando que não existe só o Google, também estamos falando de Yahoo e Bing).

Estratégias de SEO são estratégias a longo prazo
Estratégias de SEO são estratégias a longo prazo

E, Monique, como que eu consigo deixar o meu site muito mais interessante para esses buscadores de forma a conseguir maior visibilidade e assim, maior tráfego para o meu site? Através das Palavras-Chaves.

Quando você aplica técnicas de SEO dentro do seu site, dentro do seu conteúdo, você o deixa muito mais relevante para os motes de buscas, aumentando o posicionamento do seu site e resultando numa procura orgânica muito maior! (Lê-se Orgânico tudo aquilo que vem naturalmente, ou seja, NÃO é pago).

As Semelhanças e Diferenças do SEO vs Google Adwords

Ambas as estratégias que listamos se baseiam em um único fundamento: Palavra-Chave.

Se o anúncio que você fizer tiver boas palavras-chaves, então suas chances de vencer o leilão é muito maior e com isso, passa a atrair muito mais leads.

Se você desenvolve em seu site estratégias de palavra-chave, seu site acabará tendo um melhor posicionamento e assim, atrairá mais tráfego e conversão.

Google Adwords geram resultados imediatos
Google Adwords geram resultados imediatos

Tudo isso só é possível porque os motores de busca acabam se baseando em palavras-chave para conseguir encontrar o conteúdo de qualidade dentro da internet, certo? Se o foco da pesquisa mudar, um dia, então as estratégias também terão que ser mudadas.

Além das palavras-chaves, o que mais podemos falar dessas ferramentas?

Abrangência

OS anúncios feito dentro do Adwords são exibidos apenas na rede de pesquisa do Google, enquanto SEO atinge demais buscadores (como o Bing ou o Yahoo).

Da mesma forma, a anúncios do Adwords podem ser vistos dentro de sites parceiros, em formatos diferentes, como imagens ou vídeos. Já o SEO se limita apenas a rede de busca.

Durabilidade

Links patrocinados no Google são estratégias dedicadas a curto prazo, porque conseguem trazer benefícios imediatos. Já a estratégia de SEO é considerada a longo prazo, sendo um investimento para a vida toda dentro da sua empresa.

Uso das palavras-chaves

Para que você consiga ter uma estratégia de SEO efetiva, é necessário acompanhar os indicadores de desempenho da sua estratégia. Deve-se focar em poucas palavras-chaves, porém, que sejam mais relevantes.

Na contramão, cada um dos grupos de anúncio do Google Adwords poderá ter VÁRIAS palavras-chaves, aumentando as suas chaves de aparecer de acordo com o seu pacote de anúncios.

Controle do seu orçamento disponível

Teoricamente, no SEO, você não tem custo, já que você não paga nenhuma ferramenta para colocar sua estratégia em ação.

Porém, se você deseja obter êxito, é normal que você queira uma equipe especializada para desenvolver essa estratégia para você, gerando maior visibilidade e fazendo toda a manutenção.

Dentro do Adwords, você tem o custo do investimento acrescido o custo da equipe que irá formatar essa campanha para você,

Se você não tiver certeza de onde está indo e qual estratégia está usando e gerando maior resultado, seus gastos poderão surgir do controle, principalmente, no Adwords.

#SuperDica: defina um limite de gasto diário. Assim você não extrapola muito além do que pode gastar.

Resultados

O Google Adwords passa a trazer um resultado muito mais rápido, enquanto o SEO é uma estratégia a médio-longo prazo e por tal, demora a ser visto. Você poderá medir o resultado das suas estratégias através do Google Analytics, que facilita a visualização e a adequação das campanhas.

OPA, confusão à vista?

A essa altura você está confuso, sentindo que nós não puxamos para nenhum lado, correto? SIM! Verdade.

E fizemos isso por uma boa causa! A real é que ambas as estratégias são fundamentais para qualquer empreendedor ou para qualquer empresa que quer construir a sua reputação online.

Infelizmente, não dá para falar que um é melhor do que o outro porque tudo depende da estratégia que você traçou a pequeno, médio e longo prazo. O importante é que você saiba que AMBOS trazem resultados!

Conforme as pessoas forem conhecendo o seu site, seu produto, interagindo com a marca, vão criando uma relação com ele e logo. O investimento passa a diminuir por conta da autoridade que você vem criando.

A ideia é que você comece investindo em SEO, tornando seu site mais relevante para os mecanismos, criando conteúdos originais e que tenham qualidade. Então, com direcionamento, com foco, comece suas campanhas pagas no Adwords.

#SuperDica: Sempre que for lançar um produto, independente de qualquer coisa, é bom usar a rede de display paga para fazer um BUM inicial e alavancar as vendas!

Juntos, eles trazem os resultados esperados!

Se ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar neste post que nós responderemos!