Você já ouviu falar sobre o Funil de Vendas? O Funil de vendas será aquele que irá te guiar no passo a passo até a conversão. Vamos lá?

O comércio mundial vive em constante mudança. E com a era digital não é diferente, pelo contrário, todos os dias acordamos com novidades e atualizações. A concorrência está cada dia mais acirrada, e a busca em otimizar o atendimento e captar clientes é cada dia maior.

Uma das maneiras de realizar essa tarefa é utilizando um funil de vendas. Você já ouviu falar nele? Hoje vou te mostrar de uma forma bem superficial, porém tentando trazer toda a importância que esta ferramenta tem. Preparados? Então, Let’s vamos!

Funil de vendas- entenda o que é
Funil de vendas- entenda o que é

O que, exatamente, é um funil de vendas?

O funil de vendas, é uma ferramenta estratégica que tem como objetivo, mostrar o caminho que seu possível cliente fez desde o primeiro contato com sua empresa ou produto, até a concretização da venda.

O objetivo é acompanhar toda a trajetória que este cliente faz até fechar a compra com você. Assim você pode monitorar esse processo, e saber exatamente o que precisa melhorar para que cada vez mais, clientes concluam todo o processo de compra.

Como funciona um funil de vendas?

Quando alguém compra algo, isso não ocorre de forma homogênea, e sim por etapas.

Desde a pesquisa do produto, modelo, avaliação dos clientes que compraram anteriormente o produto desejado sem deixar de citar, é claro, o pós-vendas deste mesmo produto.

Fixadas essas etapas, de acordo com cada negócio específico, cria-se então o funil de vendas voltado para o seu negócio.

Cada negócio tem o seu próprio funil, com suas peculiaridades.

Como funcionam as etapas do funil de vendas?

Conforme disse acima, as vendas ocorrem por etapas, que neste processo tem o nome de topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Bora saber um pouco mais sobre essas etapas?

Topo de funil: é a etapa da consciência, nesta situação o cliente nem conhecia seu problema ou necessidade, e se depara com a oferta de um produto.

Meio de funil: é onde este cliente considera tal produto uma solução para sua necessidade ou problema.

Fundo de funil: é onde ocorre a decisão da compra. Até aqui a venda propriamente dita ainda não havia sido cogitada, apenas o acesso a informações e soluções para a necessidade deste cliente. Passando este cliente então pelas etapas anteriores e estando no fundo do funil, é hora de oferecer o produto e mostrar que você é autoridade no setor que atua, e assim concluir sua venda.

Quão importante é ter um funil de vendas no seu negócio?

Como já disse aqui, o processo de vendas não é homogêneo, e acompanhar o passo a passo que leva a compra ou não de um cliente em relação ao seu produto, é a chave para buscar maneiras de melhorar suas vendas, e evoluir cada vez mais sanando quaisquer dúvidas ou erros no seu processo de vendas, que possam estar impedindo possíveis “compradores” de se tornarem seus clientes.

Quais os resultados que um funil de vendas oferece?

Os resultados são infinitos, porém vou citar abaixo alguns para que você tenha ideia dos benefícios que ele trás:

  • Proporciona a previsibilidade nos resultados desejados.
  • Melhora a produtividade do seu negócio.
  • Com ele você otimiza a gestão da sua empresa.
  • Não desperdiça as oportunidades
  • Melhora no desenvolvimento do produto oferecido.

Pra ficar ainda melhor, olha esse vídeo que eu preparei pra você:

Concluindo

Bom empreendedores e empreendedoras, hoje eu trouxe para você uma ferramenta que é imprescindível para qualquer negócio.

Foi um conteúdo bem objetivo e superficial com eu já disse, para que você enxergue a necessidade de se utilizar um funil de vendas para melhorar e muito seus resultados.

Para que você dar o pontapé inicial, que tal começar a construção do seu Funil agora mesmo?


Um grande abraço!